

01.05.2023 | POR: administrador
Os cuidados não terminam com o fim da cirurgia. Aliás, devem ser intensificados, uma vez que a recuperação da rinoplastia é mais demorada e acontece em etapas. Você sabe quais são elas?
➡ Etapa 1: primeiros dias após a cirurgia
Durante este período, o paciente tem de usar o splint e a tala, que ajudam a manter o nariz no formato adequado e a conter o sangramento.
➡ Etapa 2: segunda semana após a cirurgia
Nesta fase, o paciente já está sem o splint e a tala. Porém a parte interna do nariz ainda estará inchada, o que leva à sensação de entupimento. É importantíssimo seguir os cuidados pós-operatórios indicados pelo médico, comparecer às consultas e retirar o curativo apenas de acordo com a orientação do cirurgião e não esfregar a área.
➡ Etapa 3: entre a terceira semana e o primeiro mês da rinoplastia
O inchaço interno já estará bastante reduzido, melhorando a respiração. Contudo, ainda é normal ter inchaço ou hematomas na região do nariz e dos olhos, sendo indicado o uso de compressas frias, que ajudam a eliminá-los gradualmente.
➡ Etapa 4: Depois de um mês após a cirurgia
O paciente já pode fazer quase tudo. Até os exercícios físicos podem ser retomados, desde que não sejam atividades de contado, que trazem o risco de uma colisão com traumatismo nasal. Ao final do segundo mês, o inchaço já regrediu bastante e tanto o modelo quanto o tamanho do nariz estarão mais próximos do resultado final.
❗ No entanto, a região continuará desinchando por cerca de um ano, quando a maioria dos pacientes já está com a aparência definitiva.
👨🏻⚕️ É importante lembrar que o bom resultado não depende apenas do médico, pois é preciso seguir à risca as recomendações no pós-cirúrgico.